O que fazemos?

Lutamos para que América Latina e Caribe sejam um território em que as mulheres e as pessoas com capacidade de abortar possam fazê-lo com autonomia, acompanhadas por feministas que promovem o aborto livre e acompanham desde a justiça social, a felicidade, o prazer e o gozo.

Por isso, a Rede Companheira é um espaço de fortalecimento, intercâmbio e articulação entre as coletivas/redes/organizações de acompanhantes de aborto na América Latina e no Caribe, para acorpar-nos, potencializar e melhorar a maneira como acompanhamos abortos com medicamentos e, ao mesmo tempo, incidir de forma estratégica nos debates pela despenalização/legalização do aborto em cada um dos nossos territórios.

Fortalecimento da Rede Companheira

Fortalecimento da Rede Companheira

Desenvolver estratégias conjuntas e de resposta coletiva, entendendo que este processo não é unilateral, mas que se sustenta na possibilidade de que todas/es que integramos a Rede podamos aportar e ter um sentido de pertencimento a partir do cotidiano em cada um dos territórios onde existem grupas nacionais que formam parte da mesma.

Acompanhar-nos a acompanhar

Acompanhar-nos a acompanhar

Gerar espaços de intercâmbio, aprendizagem conjunta e de fortalecimento das capacidades de todas as grupas que integramos a Rede Companheira, que nos permitam melhorar a maneira como acompanhamos abortos nos nossos territórios.

Esta prioridade também faz alusão a acompanhar, como Rede Companheira, as ações de incidência política e pública em cada país, quando se apresentem debates em torno à possibilidade de avanço ou retrocesso sobre aborto.

Também se refere ao processo pelo qual a confiança vai gerando suporte, através da possibilidade de ver nas ações de cada grupa, ao nosso alcance regional para garantir abortos seguros, cuidados e feministas em cada território.

Geração de conhecimentos

Geração de conhecimentos

Desde a Rede Companheira, queremos estar nos espaços políticos regionais e globais onde estão sendo debatidos os saberes que têm a ver com aborto. Este componente se refere a poder gerar:
  • Publicações conjuntas.
  • Sistematização de dados regionais sobre aborto.
  • Geração de evidencias, desde a nossa prática cotidiana como acompanhantes, sobre aborto com medicamentos.
  • Geração de conhecimentos que nos permitam recuperar o aborto como uma prática normal e cotidiana, para criar um discurso positivo em torno do mesmo.

Declarações

Nossas Declarações Políticas são construídas em cada encontro regional que realizamos como Rede Companheira.
  • janeiro 18, 2020

    Declaração Política: Quem nós somos?

    Somos uma Rede Latino-Americana e caribenha de organizações/coletivos feministas e lesbofeministas que acompanham mulheres, meninas e outras pesso…
  • setembro 28, 2018

    28 de setembro: Primeira Declaração da Rede Feminista Latino-americana e Caribenha de Acompanhantes de Abortos

    Em todo o mundo e especialmente no território em que habitamos, Abya Yala e Caribe, mulheres e outras pessoas com capacidade de gestar abortamos e…
    © 2021 Rede Companheira. Todos os direitos reservados.